A INFLUÊNCIA DO TAI CHI CHUAN

  1. No sistema nervoso central:

      O Tai Chi Chuan tem como eixo principal a ação da mente sobre o movimento coordenado do corpo como uma totalidade integrada e harmônica proprioceptiva, relaxando o sistema nervoso e o córtex cerebral como seu núcleo. Se controlarmos o cérebro, regemos e controlamos os órgãos e sistemas do corpo.

  2. No sistema cardiovascular:

      Pelo ciclo respiratório, incrementa-se a mudança de pressões dentro do tórax. Aumenta a circulação coronária, a capacidade dos capilares e reforça-se o processo de oxigenação e de redução de anidrido carbônico para prevenir diferentes doenças cardíacas.

  3. Sobre o sistema osteomuscular:

      Tonifica-se a musculatura, principalmente das extremidades inferiores e da cintura escapular e pélvica. Aumenta a área de seção transversal dos grupos musculares envolvidos, aumentando a força, e pelo alongamento das fibras é incrementada a flexibilidade. Ativam-se todas as articulações móveis fortalecendo o sistema osteoligamentário.

  4. No sistema respiratório:

      Com a suave e profunda respiração no hipogástrio, as contrações e descontrações do diafragma e dos músculos abdominais dão uma massagem aos órgãos favorecendo os processos digestivos e uma correta evacuação intestinal.
    Aumenta também a capacidade respiratória, oxigenação do sangue, tecidos e órgãos, obtendo-se maior resistência corporal.

  5. Sobre o sistema gastrointestinal:

      Através da atividade diafragmática e da musculatura estriada circundante sobre o abdômen, pela normalização circulatória e pela somatória dos fatores químicos, hormonais e sicológicos desencadeados no curso da prática, regularizam-se o hábito intestinal e melhoram a digestão e assimilação dos alimentos.

  6. Sobre a pele:

      A estimulação da circulação durante a prática provoca uma vaso dilatação, diminuindo a tensão arterial periférica. O incremento da transpiração pelo aumento da temperatura corporal ativa o centro termo-regulador hipotalâmico, junto à ação da serotonina.

  7. Sobre o sistema imunológico:

      O aumento plasmático das endorfinas observado durante o exercício, poderia explicar a ativação do sistema imunológico a partir da estimulação dos linfócitos.

  8. No metabolismo:

      Aumento do metabolismo pelo controle da respiração celular, os lipídios e o colesterol (regulação do CHI).

  9. Efeitos psicológicos:

      Sensação de pleno bem-estar, expansão da consciência em sua própria interioridade, a confiança nas próprias capacidades, aumento da auto-estima pela disciplina e o controle das funções básicas da vida, fazendo-se responsável e consciente de sua própria existência e saúde. Afina os hábitos saudáveis e questiona, ou ainda, elimina os fatores nocivos dentro de seus desejos e possibilidades. Troca com a natureza e com outros praticantes descobrindo interesses e afinidades em comuns, entre outros.


PAK HOK GIMNASIO LO-HAN CHEUNG KWOK WAH LATINO AMERICA
PAK HOK CHEUNG KWOK WAH INTERNATIONAL MARTIAL ART ASSOCIATION
PAK HOK ATHLETIC FEDERATION LIMITED

© Copyright 2008 - 2011 lohanbrasil
All Rights Reserved